Quarta, 12 de Junho de 2024
Publicidade
Anúncio

Com o aumento dos casos de COVID, COE recomenda uso de máscara em ambientes fechados no Piauí

ALERTA!

29/12/2023 às 19h45
Por: Vítor Candeira Fonte: A10+
Compartilhe:
Com o aumento dos casos de COVID, COE recomenda uso de máscara em ambientes fechados no Piauí

O Comitê de Operações Emergenciais (COE) do Estado do Piauí se reuniu nesta terça-feira (26) para definir algumas orientações em relação à Covid-19 no estado. Devido ao crescimento dos casos positivos no Piauí, o comitê decidiu algumas medidas que os municípios devem aderir para desacelerar a disseminação da doença, como por exemplo o uso de máscara em ambientes fechados e a obrigatoriedade da mesma em ambientes hospitalares.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé, a população idosa e imunossuprimida deve se atentar a vacinação que está disponível nas UBS do estado. 

O secretário de saúde, Antonio Luiz, explicou que foi observado um aumento no número da procura dos testes em farmácia, o que mostra que mais pessoas estão sentindo os sintomas da doença. Ele orientou que a população atualize sua carteira vacinal e mantenha cuidados como a higienização das māos e o uso da máscara e do álcool 70%. Também houve um aumento na taxa de positividade dos testes realizados pelo Lacen-PI, saindo de 17% para 29,4 na última semana epidemiológica. Atualmente há dois pacientes internados por síndrome respiratória aguda grave.

“Vimos que nas últimas semanas houve um crescimento das vendas de testes em farmácias em Piripiri, Picos e Teresina. Uma procura pra testes se imagina que as pessoas estão com sintomas. O COE vai fazer orientações; algumas delas como uso de máscara em ambiente com aglomeração. Em ambiente hospitalar orientamos que seja obrigatório o uso de máscara. Orientamos também para que as pessoas procurem atualizar sua carteira vacinal”, finalizou.

Segundo os dados apresentados na reunião, pela Gerência de Vigilância em Saúde, o estado apresentou na última semana 115 casos notificados da doença e 05 óbitos. Todas as pessoas tinham comorbidades. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.