Sexta, 19 de Julho de 2024
Publicidade

Deputado Merlong Solano e desembargador Hilo de Almeida articulam instalação de um Centro Cultural do BNB na antiga sede do TJ-PI

Confira matéria!

05/07/2024 às 14h00
Por: Vítor Candeira
Compartilhe:
Deputado Merlong Solano e desembargador Hilo de Almeida articulam instalação de um Centro Cultural do BNB na antiga sede do TJ-PI

O deputado federal Merlong Solano (PT) se reuniu nesta quinta-feira (04) com o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), desembargador Hilo de Almeida, e representantes do Banco do Nordeste (BNB) para discutir a instalação de um centro cultural do BNB no prédio onde funcionou o TJ, no bairro Cabral, zona Norte de Teresina. Durante o encontro, os representantes do BNB conheceram o projeto para a transformação da sede histórica do tribunal em uma casa de cultura e anunciaram que o prédio atende às exigências do banco. 

Merlong explicou que já vem dialogando há alguns meses com o Banco do Nordeste para a instalação do Centro Cultural em Teresina. A proposta inicial era que o centro cultural fosse instalado no Complexo Arquitetônico da Estação Ferroviária de Teresina, na Avenida Miguel Rosa. “No entanto, o Governo do Estado já tem um projeto para o espaço, o Piauí Instituto de Tecnologia, que vai oferecer cursos de capacitação na área da tecnologia. E o TJ já tem um projeto para a transformação da sede histórica em uma casa de cultura e um museu do judiciário. Então, as duas propostas combinaram. Intermediamos o diálogo do TJ com o BNB, que enviou uma equipe técnica ao Piauí para conhecer o projeto e avaliar a possibilidade de parceria. A boa notícia é que o BNB aprovou o projeto do tribunal e as tratativas vão avançar. O prédio atende aos requisitos para ser um dos maiores centros do BNB do Brasil”, comemorou o parlamentar. 

Pelo projeto, desenvolvido pela Superintendência de Engenharia e Arquitetura do TJ-PI, serão realizadas intervenções para garantir a funcionalidade do espaço e a sua integração com os prédios e espaços do entorno. A proposta contempla a criação de diversos espaços, como auditório, salas de concerto, galeria de fotografias, oficinas de ensaios, oficinas de arte e café panorâmico, por exemplo. 

“É uma parceria que envolve o TJ, o Governo do Estado, a Prefeitura de Teresina e outros entes e eu fico muito feliz em intermediar essa parceria. Será feita uma revitalização do entorno do antigo TJ, incluindo a Assembleia Legislativa, o TRE, o Centro de Convenções e a praça Edgar Nogueira. É um presente para Teresina e para todo o Piauí, que vai poder contar com um mais um ponto turístico, um grande espaço de cultura, arte e lazer. Agora é acelerar as tratativas e fazer os ajustes que forem necessários para selar a parceria e dar início a esse projeto, que vai aquecer o cenário cultural do nosso estado, pontuou o deputado Merlong.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo, SP
17°
Neblina

Mín. 13° Máx. 22°

17° Sensação
1.54km/h Vento
72% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h46 Nascer do sol
05h38 Pôr do sol
Sáb 22° 13°
Dom 23° 12°
Seg 27° 15°
Ter 24° 15°
Qua 27° 15°
Atualizado às 20h05
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio