A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informa que, na localidade Buritizinho, zona rural de Campo Maior, um sagui foi encontrado morto e prontamente examinado após a comunicação feita pelo agente comunitário de saúde da área. O animal foi analisado por uma equipe da Vigilância em Endemias de Campo Maior, e amostras foram enviadas à Fundação Municipal de Saúde de Teresina, onde o resultado testou positivo para raiva.
Diante da situação, a Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior, juntamente com municípios vizinhos, estão realizando ações de conscientização com a população. Durante essa mobilização, está sendo realizada uma campanha educativa em saúde, destacando a importância da vacinação contra raiva em cães e gatos. A campanha de vacinação do município está programada para ocorrer na próxima sexta-feira, dia 27.
A Sesapi alerta a população para não alimentar ou manter animais selvagens, como o sagui, em ambientes domésticos, uma vez que eles podem ser portadores de doenças. Por fim, a Sesapi informa que, até o momento, não há registro de casos de raiva em humanos na localidade Buritizinho e cidades vizinhas.
EM PIRIPIRI
Um homem de 57 anos morreu. Segundo o órgão, o paciente estava com encefalite inflamação do cérebro, possivelmente ocasionada pelo vírus da raiva. Ele estava na zona rural de Piripiri quando foi atacado por um macaco sagui, no dia 15 de julho, mas só procurou atendimento médico semanas depois.
????ISSO NÃO QUER DIZER QUE VOCÊ DEVA MATAR O ANIMAL, O ÓRGÃO JÁ TRABALHA COM ESSA CONSCIENTIZAÇÃO????
Siga: @24hportal de Pedro ll(PI)
Mín. 16° Máx. 28°