Durante a campanha eleitoral, os candidatos utilizam as redes sociais como uma ferramenta estratégica para apresentar suas propostas. Com o alcance ampliado e a interação direta com os eleitores, buscam estreitar vínculos e converter em votos, que é o caso da candidata à prefeitura de Pedro ll, Neuma Café (PT), que tocou mais uma vez em um ponto crítico que até momento ainda não foi solucionado, o local atual do lixão, faltando menos de dez dias para saber quem será a próxima prefeita de Pedro ll. Em seu perfil do Instagram a candidata afirmou:
"Na nossa futura gestão, vamos implantar um aterro sanitário moderno, com reciclagem de materiais e recuperação energética na área onde atualmente fica o lixão. Será recuperada e replantada para criação do parque ambiental dos Ipês que terá também, um complexo esportivo. Vamos trabalhar pra preservar o meio ambiente e investir na educação ambiental, além de gerar emprego e renda com o manejo adequado do lixo" disse a candidata do (PT).
Em 2018 no site oficial da Prefeitura, em uma matéria veiculada ao Diário do governo municipal, havia a presença da Secretária do Meio Ambiente, Defesa Civil, Coordenador de Limpeza Pública e da Polícia Militar. Onde na ocasião, foi dito, que a Prefeitura estava empenhada em resolver o problema de forma definitiva e que havia orçamento para ser licitado de R$ 4,5 (Quatro Milhões e quinhentos mil reais), mas, não ocorreu o avanço do aterro sanitário nem implantação em Pedro II.
Um levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI) em 2019 apontou que 83,5% dos municípios no estado não realizam coleta seletiva. Os dados apontam que 71% das cidades piauienses não desenvolvem ações voltadas à educação comunitária sobre o descarte do lixo. O local de destinação final destes resíduos sólidos costuma ser em vazadouros ao ar livre, conhecidos como lixões. Somente 8% dos municípios possuem aterro controlado e 2% aterro sanitário.
Até então, muitos populares afirmam que até hoje, não houve ainda um prefeito(a) capaz de solucionar esse problema até o momento dessa matéria. Em maio de 2022, Betinha Brandão (MDB) assumiu à prefeitura, após o falecimento de Alvimar Martins (PP), vítima de câncer, no Hospital Unimed, em Teresina aos 65 anos. Em 08/09/2022 ao Portal P2, até então o único portal que havia naquela época na cidade em uma reportagem disse: "Hoje nós recebermos a visita de um engenheiro ambientalista que veio mais uma vez ver o nosso lugar, o nosso terreno que nós já temos destinado para fazermos o nosso aterro sanitário e visitando lá o local do lixão da "Aroeira", ele pode constatar que esse lixão, queimou mais de 15 dias, agora mais de 15 dias, ele nos garantiu de que todo gás tóxico que tinha para queimar já queimou e que aquele ambiente lá, está no ponto de ser desativado. Então, nós estamos começando a desativação daquele lixão e com certeza daqui a uma semana mais ou menos, nós já estaremos depositando o nosso lixo né de forma seletiva no novo local onde nós iremos abrir a primeira célula e, estaremos já depositando e tratando o lixo para que nunca mais aconteça o que aconteceu lá no lixão" disse Betinha Brandão.
Importante lembrar, que a prefeita que disputa reeleição, Betinha Brandão (MDB), teve apenas dois anos à frente da gestão desde 2022, e já na reta final para às eleições de 2024, o instituto IPPl públicado na sexta 27/09, conta com 62% de aprovação, contra 38% de Neuma Café com intervenções de votos.
Deixe sua opinião!
Vítor Candeira/ 24H Portal - Whatsapp (86) 99565-1108
Mín. 16° Máx. 28°